Carregando...

REFLEXÃO E SOLIDARIEDADE: 29º GRITO DOS EXCLUÍDOS FOI REALIZADO EM MALTA E ABORDOU O TEMA “VOCÊ TEM FOME E SEDE DE QUÊ?”

O 29º Grito dos Excluídos foi um evento forânico e significativo que envolveu os municípios de Malta, Condado e Vista Serrana. Este encontro foi marcado por momentos de reflexão, união e ação em prol da justiça social, tendo como foco central o tema "Você tem fome e sede de quê?". Realizado na manhã de 05 de setembro na praça pública de Malta, o evento destacou a importância da conscientização e mobilização em torno de questões que afetam as populações mais vulneráveis em nossa sociedade.


Sempre notável por sua ampla diversidade de participantes, o evento contou com a presença de diversos segmentos da sociedade, incluindo a participação das escolas da rede pública, estadual e privada, associações, comunidades rurais, instituições públicas, representantes sindicais, conselheiros tutelares, membros da Igreja Católica, autoridades políticas e muitos outros cidadãos comprometidos com a causa da justiça social.


O Grito dos Excluídos foi enriquecido por uma variedade de apresentações culturais e artísticas que ecoaram a mensagem de solidariedade e luta pelos direitos fundamentais de todos. Entre essas apresentações teve: danças tradicionais, exposições artísticas, leitura de poemas, literatura de cordel, demonstrações de Muay Thai e até mesmo a distribuição de mudas arbóreas, destacando a importância da preservação do meio ambiente, através da PET de Engenharia Florestal (UFCG-Patos/PB).


As pautas abordadas no evento foram amplas e abrangentes, refletindo as diversas dimensões da exclusão que afetam nossas comunidades. Desde a defesa da democracia até a luta por inclusão, direitos e políticas públicas que garantam dignidade para as populações mais vulneráveis, como segurança, saúde e educação, todas essas questões foram debatidas e reafirmadas como prioridades para uma sociedade mais justa e igualitária.


O Padre Alixandre Soares, Pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Malta-PB), em sua fala destacou a importância do evento: “O Grito dos Excluídos é um processo de reflexão e que dura o ano inteiro, precisamos ficar atentos e lutar sempre em prol dos mais vulneráveis", disse Padre Alixandre.


A Secretária de Assistência Social de Malta, Ana Peixoto, participou do evento e ficou emocionada assistindo as apresentações realizadas em praça pública. Ela ressaltou a importância desse movimento como uma ferramenta de sensibilização e mobilização capaz de impactar diretamente as decisões e políticas em benefício do bem-estar de todos os cidadãos. Ana Peixoto enfatizou ainda o compromisso da gestão municipal em trabalhar incansavelmente para proporcionar o melhor atendimento à população, especialmente àqueles que mais necessitam.


O 29º Grito dos Excluídos foi mais do que um evento. Foi um manifesto de solidariedade e uma chamada à ação para que todos os cidadãos se unam na busca por um mundo mais justo e inclusivo. Através da cultura, da arte, do ativismo e do compromisso coletivo em fazer a diferença e a lutar pelos direitos de todos, especialmente daqueles que mais precisam. Este evento serve como um lembrete inspirador de que, juntos, podemos superar desafios e construir um futuro melhor para todos.


Vale destacar o compromisso dos diretores, coordenadores e professores, que se mobilizaram e conseguiram desenvolver juntamente com os alunos as belíssimas apresentações. Além disso, exaltar a presença do Pastor Diocesano Dom Eraldo, Padre Alixandre (Malta), Padre Sebastião Gonçalves (Fazenda Esperança - Condado), Euzimar Gregório, dos Secretários do município de Malta: Ana Peixoto (Assistência Social); Diafrânio Fontes (Administração) Ranieri Rodrigues (Cultura, Esporte e Turismo); Adalmira Marques (Educação), Íris Rodrigues, Coordenadora da Cultura em Malta, das vereadoras Milena Fontes e Raquel Medeiros (Malta-PB), da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do (SCFV – Cras Malta), equipe do Setor Social da Diocese de Patos, representantes do CREAS (Malta), Grupo de Jovens (EJC-Malta) e demais envolvidos neste evento tão importante.



 


Clique aqui e deixe o seu comentário (0)
Teclas de Atalhos

Para facilitar o acesso à alguns conteúdos, disponibiilzamos atalhos no teclado:

Ajustes

A suite VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o VLibras.

Acessar o VLibras
Topo