Malta é uma pequena cidade no interior do estado brasileiro da Paraíba, localizada na Região Metropolitana de Patos. Distante cerca de 332 quilômetros de João Pessoa, a capital, e 31 quilômetros do centro de Patos, seu núcleo urbano importante mais próximo.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos resultados divulgado do Censo 2010 a população maltense foi de 5.612 habitantes, segundo o mesmo, a cidade possuia um PIB em 2008 de 21.284 mil reais, gerando assim uma renda de 3.673,56 reais per capita6 . O município de Malta apresenta a 12ª melhor qualidade de vida da Paraíba, segundo o PNUD o seu IDHM é de 0,6424 , além disso, a sua taxa de homicídios é zero.

Situa-se na Mesorregião do Sertão Paraibano e na Microrregião de Sousa, limita-se com os municípios de Catingueira, Condado, Patos, São José de Espinharas, Santa Teresinha e Vista Serrana. Possui uma área de 156 km²7 e apresenta uma densidade demográfica da ordem de 35,93 habitantes por quilômetro quadrado.

História

A povoação de Malta data da chegada dos primeiros colonizadores europeus em 1695, época em que Teodósio de Oliveira Lêdo chegou ao Local e dominou os Pêgas, tribo de índios que habitava o local.

Por volta de 1830, João Fernandes de Freitas, construiu uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e em volta, se desenvolveu o núcleo que mais tarde seria a cidade de Malta. O solo fértil, atraiu muitos criadores de gado, que organizaram fazendas tanto para criação como para o cultivo do algodão.

Em 1938 o povoado foi elevado a categoria de Distrito de Pombal pelo Decreto Lei nº 1164 de 13 de novembro de 1938, integrante do município de Pombal assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950. Elevado à categoria de município, com a denominação de Malta, pela lei estadual nº 985, de 9 de dezembro de 1953, desmembrado de Pombal. Sede no antigo distrito de Malta. Constituído apenas do distrito sede, instalado em 26 de dezembro de 1953. Após essa data desmembraram-se os distritos de Condado e Desterro de Malta, que hoje fazem parte da 51ª Zona Eleitoral da Comarca de Malta, e então o município de Malta toma a forma atual assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Origem do nome

Acredita-se que o nome de Malta, apesar de incerto, tenha sido dado em homenagem à freguesia portuguesa de Malta, posto que na época de sua fundação, o Brasil e a Paraíba estavam sob o domínio de Portugal e a colonização presente era muito forte.9

Geografia

A sede municipal situa-se a uma altitude de 257 metros e tem como coordenadas 6,9º sul e 37,52º Oeste.

A topografia dos terrenos apresenta cotas que variam entre 220 metros a 650 metros. As cotas mais elevadas, onde a declividade mostra-se média à elevada, ocorrem ao norte nas serras do Feijão e do Negro, na porção central no serrote São José e Serra do Pico de Malta, ao centro-sul na serra Macapá e, ao sul, na serra José Pereira. Nestas áreas o relevo apresenta uma declividade média a elevada.

Evolução Territorial

Após o desmembramento do município de Pombal e sua consequente elevação à categoria de município, sede no antigo distrito de Malta. O município passou a ser constituído apenas do distrito sede, instalado em 26 de dezembro de 1953.

Pela lei estadual nº 2599, de 29-11-1960, foi criado com um outro distrito com a denominação de Condado, ex-povoado, subordinado ao município de Malta e elevado à categoria de município com a denominação de Condado, pela lei estadual nº 2627, de 18-12-1961, desmembrado de Malta.11

Área dos municípios que compreendem a Comarca de Malta

Em 17-06-1963, por força da lei estadual nº 3050 é criado e desmembrado o distrito de Desterro de Malta, que passa a constituir um município independente.12

Então o município de Malta toma a forma atual assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.13

Clima

O município de Malta insere-se no Polígono das Secas. Possui clima Aw"-Quente úmido com chuvas de verão e outono. Segundo a divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas possui o município bioclima 4aTh-Tropical quente de seca acentuada com 7 a 8 meses secos. A pluviometria média anual é de 715 mm, com 81,3% do seu total concentrando-se em 04 meses (Janeiro - Abril). A temperatura média anual é de 26°C.

Fonte: Wikipédia