PREFEITURA REALIZA PAGAMENTO DO PMAQ

A Prefeitura Municipal de Malta realizou, hoje, o pagamento referente ao incentivo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) referente ao 2º semestre de 2018. O recurso é destinado ao pagamento dos servidores das 3 Equipes da Estratégia Saúde da Família, os valores deverão estarem disponíveis até a próxima quarta-feira dia 26, devido ao feriado de Natal.

De acordo com a Secretária de Saúde Eriane Peixoto, os pagamentos são sempre realizados nos meses de junho e dezembro de cada ano, esse incentivo vem através do Ministério da Saúde que busca induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.

Para o Prefeito Nael Rosa, com o pagamento do PMAQ, a prefeitura de Malta cumpriu com todos os servidores do município, o compromisso de pagar tanto os seus salários rigorosamente em dia, como também essa premiação ofertada devido a melhoria constante no atendimento em saúde da população.

O repasse é feito através do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde através do Componente Piso da Atenção Básica Variável/ PAB Variável, sendo que 50% do recurso é destinado para pagamento de pessoal e 50% para aplicação nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) participantes.