ÔNIBUS ESCOLARES DE MALTA SÃO APROVADOS EM VISTORIA DO MPPB

Em vistoria realizada no último dia 23 de março na sede do Detran/PB em Patos, juntamente com o CAOP-EDUCAÇÃO do Ministério Público da Paraíba – MPPB e INMETRO, toda frota escolar do município, teve aprovação em todos os critérios, as vistorias são sempre realizadas a cada seis meses.
As vistorias fazem parte do projeto “Transporte Escolar – Alegria de Ir e Vir”, idealizado pelo MPPB e que vem sendo executado, desde 2013, em parceria com o Detran, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Polícia Militar da Paraíba, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).
O trabalho objetiva garantir que os veículos cumpram as normas de segurança. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, os veículos de transporte escolar devem ter pintura de faixa horizontal na cor amarela, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ‘Escolar’, em preto; equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; cintos de segurança em número igual à lotação.
Além disso, o condutor de veículo deve ter idade superior a vinte e um anos; ser habilitado na categoria D; e ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com o prefeito Nael Rosa, o mesmo não mede esforços para deixar os ônibus escolares em perfeito estado de conservação, para atender os anseios e segurança de todos os estudantes. Já o Chefe de Transportes Hildo Monteiro, disse que faz questão de acompanhar de perto cada vistoria para que possa deixar sempre os veículos dentro dos requisitos estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores.« Voltar