CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE DIREITOS PARA OS USUÁRIOS DO SUAS

Avaliar, analisar e deliberar propostas para a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é um dos objetivos das conferências da assistência social. O município de Malta, pela sua oitava vez não fez diferente e promoveu o evento durante esta segunda-feira (31), com a participação de gestores, usuários dos serviços, conselheiros municipais da assistência social e técnicos de entidades que prestam serviços socioassistenciais.

O Prefeito Nael Rosa esteve presente e em sua explanação reforçou o cuidado e compromisso que sempre teve com o município, mesmo enfrentando as dificuldades, e, principalmente com os trabalhos da assistência social que, segundo ele, é um dos setores mais relevantes para o crescimento da cidade. A Secretária de Assistência Social, Ana Maria Peixoto, também usou de sua fala para assegurar que irá trabalhar sempre mais, com coerência em sua gestão como secretária.

Na ocasião, a Advogada e assessora em assistência social, Socorro Campos da cidade de Patos, ministrou uma palestra que falou dos impactos da crise econômica que atingem os programas pertencentes à assistência social e elucidou o tema nacional das conferências “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”.

No ensejo, a palestrante orientou os participantes à formação de quatro eixos temáticos que foram escolhidos pelo Conselho Nacional, sendo eles:

- EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio de equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais.

- EIXO 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS

- EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

- EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

As propostas formuladas pelos quatro eixos foram apresentadas, debatidas e escolhidas por voto dos participantes, para envio ao município, estado e união. Por fim, foram escolhidos representantes maltenses para participarem da Conferência Estadual da Assistência Social.